O que é “hype”? Para quem não sabe, essa gíria significa “grande empolgação” ou “grandes expectativas”. Quando vemos anúncios de jogos de franquias ou de empresas que gostamos muito, ou até mesmo projetos promissores, é difícil não mergulhar na empolgação, ou melhor, no “hype”. Em alguns momentos, esse “hype” pode se tornar um grande vilão. 

O “hype armadilha” 

Quando somos influenciados pela euforia, passamos a fantasiar sobre o tal jogo, pensando no quão inovadora será sua narrativa, quão revolucionaria será sua gameplay e coisas do tipo. O grande problema acontece quando nossas expectativas não são correspondidas. Isso faz com que a gente se sinta traído. 

Existem casos que o culpado são os responsáveis pelo marketing, alimentando o nosso entusiasmo até mesmo com mentiras. Watch Dogs com sua gameplay falsa é um grande exemplo disso. 

A gameplay mentirosa do primeiro Watch Dogs

Cyberpunk 2077 é um bom caso recente, e ele conseguiu ir além. Segundo o site Kotaku, a CD Projeckt Red enviou apenas Keys da versão de PC, que é a melhor versão, para que fosse feito as reviews. O acesso as versões de console só foi liberado no dia do lançamento. 

Nesses casos é impossível não se revoltar, porém existem situações em que os culpados pela frustração somos nós. 

Sabotando nossa experiência 

Todo mundo já se empolgou com algo além do que deveria, não falo de casos como o de Cyberpunk, onde prometeram entregar a perfeição em forma de códigos e modelos 3D, falo de jogos com um marketing mais modesto, porém que por ser de uma franquia ou até mesmo de um gênero que amamos, acabamos nos empolgando e colocando nossa expectativa lá no alto. 

Por conta da euforia exagerada, acabamos nos frustrando e julgando mal um game que até gostaríamos se fosse jogado com níveis de empolgação moderados. Ter grandes expectativas é legal, mas isso pode contaminar a sua experiência e te impedir de desfrutar de um bom jogo em sua totalidade. 

Marvel's Avengers
Marvel’s Avengers pode não ser espetacular, mas me rendou boas horas de diversão

O maior segredo para usufruir de um game é colocando sua expectativa o mais baixo possível. Isso acaba servindo como uma espécie de blindagem para frustração. O ato de não esperar muita coisa faz com que o mínimo apresentado já seja satisfatório.  

É evidente que jogos ruins não vão se tornar obras-primas só porque você jogou sem esperar nada, porém muitos jogos bons são descartados porque jogamos eles aguardando algo surreal. Deixe o game te mostrar o que ele quer te oferecer antes de julgá-lo. 

Concluo aqui dizendo: O hype é um ótimo sentimento, mas pode ser fonte de frustração. Não seja cegado pelas suas expectativas. 

Agora diz você. Já esperou muito de um jogo que não te correspondeu? Já se apaixonou por algum jogo que você não dava nada? Conte para gente nos comentários. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s