Loucuras. A indústria dos jogos é recheada de coisas completamente loucas, seja vinda da parte dos desenvolvedores com jogos inusitados ou com produtores com decisões questionáveis. 

No caso da Acclaim, essa loucura passou dos limites, principalmente na parte do marketing. 

A empresa foi fundada em 1987 por ex-funcionários da Activision. Um fato curioso é que seu nome foi escolhido para que ficasse alfabeticamente a frente do nome da antiga empresa e da Accolade, que também foi fundada por ex-funcionários da desenvolvedora de Call of Duty. 

A Acclaim teve grande sucesso com jogos licenciados, como Turok, e também de portes de arcades, como o de Mortal Kombat. 

Propagandas bizarras não são uma novidade para nenhum seguimento, muito menos nos jogos. Um bom exemplo é o comercial sem noção do Xbox original. 

Acclaim, que já não ia bem das pernas, decidiu apelar para tentar conseguir um espacinho na mídia, sem nem ligar para sua reputação. E o grande palco de suas loucuras foi o Reino Unido em 2002. 

Burnout 2: Point Impact 

Burnout é uma foi de sucesso nas mãos da Acclaim, mas ganhou ainda mais destaque nas mãos da EA. Para promover o lançamento de Burnout 2: Point Impact, a empresa se propôs a pagar multas por excesso de velocidade no dia 11 de outubro. 

A atitude foi fortemente criticada pelo incentivo aos motoristas tomarem atitudes que colocariam em risco a suas vidas deles e de inocentes. 

Turok Evolution 

No caso de Turok Evolution, a Acclaim ofereceu US$ 10.000,00 para os sem noção que coloca-se o nome do filho de Turok nos Estados Unidos. 

Já no Reino Unido eles ofereceram £500 e um Xbox para pessoa que trocasse seu nome para Turok. Supostamente 5 pessoas trocaram de nome, mas segundo uma investigação do site VG247, os 5 “Turoks” na verdade eram atores que se passaram por fãs. 

Shadow Man: 2econd Coming

De todos as campanhas de marketing, a de Shadow Man: 2econd Coming foi a que teve maior recepção negativa. 

A empresa declarou estava disposta a pagar para anunciar seu novo jogo em lapides. Como se isso não pudesse piorar, eles ainda disseram que isso poderia favorecer pessoas mais pobres que perderam seus entes queridos. 

Como já era de se esperar de uma em presa tão desesperada que chegou a lançar um jogo chamado BMX XXX, Acclaim veio a falência em 2004 e suas IPs foram leiloadas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s