Por Ronald Junior

Durante uma sessão de áudio no Twitter Space nesse final de semana, Geoff Keighley, uma pessoa que muitos podem conhecer só como “o cara do The Games Awards” ou “o cara da Summer Game Fest”, levantou uma questão interessante sobre essa onda de empresas que estão fazendo seus próprios eventos e como muitas delas vem recebendo respostas negativas.

Antes de falarmos sobre isso, é importante que a gente dê uma olhada no como começou esses eventos digitais.

Tudo começou em 21 de outubro de 2011 com um vídeo de pouco mais de 7 minutos que trazia informações de conteúdo para o 3DS, chamado de Nintendo Direct. Inclusive o vídeo foi apresentado por nada mais que Reggie Fils-Aime, o querido ex-presidente da Nintendo of America.

A partir de 2013 a Nintendo só participou das conferências da E3 através do Direct. Tem também o Nintendo Treehouse, mas ele é só um bate-papo com desenvolvedores e mostra mais da gameplay de alguns jogos já anunciados.

Em 2019 a Sony anunciou sua saída da E3 e em maio daquele ano ela lançou o seu primeiro State of Play, seu evento no estilo Direct.

Com a pandemia de Covid-19 e cancelamento de eventos presenciais, dentre eles a E3, muitas empresas passaram a criar suas próprias “Directs” para revelar seus novos projetos e dar atualizações de jogos já anunciados.

Inclusive nesse período surgiu o Summer Game Fest, que foi criado pelo Geoff Keighley, que emulou bem a essência dos eventos presencias para o formato digital.

Em 2021 nós tivemos o retorno da E3, mas dessa vez em formato digital. Ela foi um desastre. O evento foi marcado por uma falta de comunicação absurda e muita conversa onde era esperado vários anúncios.

Foi grotesco ver que na agenda estava marcada uma conferência da Bandai Nanco e na hora nos deparamos só com mais informações de um jogo já anunciado. Eu sei que 2021 foi um ano que nós não poderíamos esperar muita coisa, mas não era melhor mostrar isso em um período fora de E3, ou apenas comunicar que seria só um painel de Dark Pictures: House of Ashes?

Pior ainda foi o caso da Take Two que nem se quer jogo teve. Olha que foi comunicado que eles fariam uma conferência de E3. Me diz você. O que esperar de uma empresa que anuncia uma conferência de E3?

Tudo aquilo só não foi um desastre total graças a Microsoft e a Nintendo que trouxeram um ritmo constante de anúncios.

Estamos chegando ao mês de junho, que é um mês que vai ter Summer Game Fest e Xbox & Bethesda Showcase. Embora nós tenhamos vários palpites, é bom a gente considerar o fato de muitos jogos terem começado o seu desenvolvimento no início da pandemia. Então, se animem com moderação.


Isso mostra que o público está interessado em eventos com diversos anúncios e informações, umas entrevistas rápidas é até aceitável, mas nada de longas conversas cansativas.

Tirando as fabricantes de console, os únicos que conseguem trazer esse ritmo de anúncio são os grandes eventos, como: Gamescon, Summer Game Fest e E3, se feita de forma decente.

Tendo em vista isso, Geoff keighley disso que nesse ano os estúdios terceiros, como EA, Capcom, Ubisoft e diversos outros, vão investir mais em eventos grandes e de fabricantes de console, como Xbox & Bethesda Showcase, Nintendo Direct e State of Play.

O maior problema das apresentações isoladas de empresas é a falta de comunicação somada as nossas expectativas. É quase automático pensarmos em algo grande quando vemos uma publisher anunciar uma transmissão ao vivo.

Um bom exemplo recente foi a live da 505. Ela pode até não ser uma publisher muito popular, mas eles publicaram Control e a versão de PC de Death Stranding. Com isso em mente, vendo que eles anunciaram um evento online do nada, o que você esperaria?

É essa combinação de falta de comunicação com a grande expectativa do público que acaba gerando esse resultado negativo.

Esses tipos de evento tem sim um grande espaço no cenário atual, mas os organizadores devem ter em mente se o que eles vão mostrar vai estar próximo do nível da expectativa criada pelo mistério.

É até melhor eles serem bem transparentes sobre o que será mostrado, até mesmo para isso não acabar prejudicando a imagem do jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s