Por Ronald Junior

Depois de várias especulações e rumores, finalmente temos um anúncio oficial da Sony sobre o seu serviço, que era tido como um concorrente do Game Pass. Ele nada mais é que a tradicional PlayStation Plus reformulada e com os recursos da PlayStation Now incorporados.

Embora ainda haja muitas perguntas, com as respostas que já temos, podemos ter uma noção do impacto que essa nova Plus vai ter no ecossistema PlayStation e até debater sobre o que pode ser acrescentado no futuro.

A Importância dessa reformulação para o PlayStation

Com a Microsoft oferecendo sempre alguma novidade para se jogar com um custo aceitável para seus consumidores pelo mundo afora, já estava na hora da Sony fazer algo do tipo, pelo menos em mais países.


É bom lembrar que a japonesa foi pioneira nesse seguimento de serviço de jogos com o PS Now, porém o ele ficou preso a um seleto grupo de países. O serviço já oferecia a possibilidade de jogar por streaming antes mesmo do xcloud. Seu erro foi não se expandir, coisa que a Microsft fez e muito bem ao ponto de ser o principal nome desse seguimento.

Agora os donos de PS4 e PS5 desfrutarão melhor de seu console de maneira mais econômica. Com os preços altíssimos que vemos no Brasil, esse serviço vai ser um bom alívio para quem só quer ligar seu console e jogar algo diferente, inclusive tendo a liberdade de jogar algo totalmente fora do que está acostumado, ou até mesmo os que foram esnobados, já que não vai ter custo adicional nenhum jogá-lo.

E com o nível “Deluxe”, que é o mais completo nos países sem suporte ao streaming, essa variedade aumenta e muito. Ela oferece a oportunidade de jogar diversos clássicos do PS1, PS2 e PSP. Infelizmente os jogos de PS3 só estarão disponíveis em nuvem. Esse assunto dos jogos de PS3 não rodarem no hardware do console gerou a revolta de alguns jogadores, inclusive com desenvolvedores afirmando ser possível sem emular jogos do console no hardware do PS5.

Está no mesmo nível que o Game Pass?

Embora seja cedo para fazer esse tipo de comparação, pelo que foi informado, o serviço da Microsoft parece ser mais vantajoso para o jogador. Os assinantes do Game Pass tem acesso aos jogos do Xbox Game Studios e alguns jogos de terceiros logo no lançamento.

Segundo Jim Rayn, presidente e CEO da Sony, fazer algo assim afetaria no investimento em seus jogos, porém ele se blindou dizendo que essa decisão pode mudar, já que esse mercado está em constante evolução. Temos o fato de ainda não ter suporte a nuvem no Brasil e dos assinantes do Game Pass terem várias outras vantagens fora de seu Xbox.

Mesmo parecendo inferior ao serviço da concorrente, para os donos de PS4 e PS5 essa nova Plus tem muito a acrescentar. Já foi dito que ele contara com mais de 700 jogos, isso contando com os dos consoles anteriores.

Uma notícia que nos encheu de esperança foi a que a Sony planeja levar seu suporte a streaming para outros países. Ainda que eu duvide que o Brasil vai ser um dos primeiros da fila para receber esse suporte, já temos mais esperanças de que um dia poderemos jogar games da Sony sem precisar baixar.

A possibilidade do serviço se expandir no PC

Como muitos já devem saber, a parte do streaming também estará disponível no PC. Vendo como a Sony está investindo nessa plataforma, não seria loucura cogitar que ela expanda seus serviços para ela. Pode até não ser como o Game Pass de PC, mas nada a impede de ganhar um dinheiro dos jogadores da plataforma.

Um passo importante também poderia ser levar o streaming para os celulares. Assim como a Microsoft faz, seria incrível, por exemplo, jogar um God of War no celular sem precisar deixar seu console ligado.

A verdade é que essa nova PS Plus ainda vai dar muito o que falar. Torcemos para que o serviço se expanda mais, porém sem esfaquear o nosso humilde bolso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s