Por Ronald Junior

Em um período onde os games ficavam cada vez mais fáceis, a pouco conhecida FromSoftware, em parceria com a Japan Studios, decidiu mostrar de novo para a indústria o sabor do sofrimento. Depois de fevereiro de 2009, posou a ser possível ouvir gritos de raiva e de frustração, barulhos de controles e teclados sendo estraçalhados com as mãos e ver olhares sem esperança de jogadores que toparam o desafio masoquista. 

Demon’s Souls iniciou aquilo que chamamos de Souls Like, um subgênero com foco no combate mais cadenciado e que tem como seu maior pilar a dificuldade, atributo tão tradicional dos jogos, mas que vinha se perdendo com a evolução da indústria. A FromSoftware trouxe de volta a emoção de encarar um grande desafio, voltamos a sentir o peso da morte do nosso personagem.  

Hoje, essa desenvolvedora figura a lista das mais conceituadas do mercado, e também é uma das mais queridas do público, mas antes de Deamon’s Souls, ela já tinha uma história. Nesse artigo conheceremos os jogos da FromSoftware antes do sucesso de Souls. 

A FromSoftware foi fundada em 1986, mas só entrou no mundo dos jogos em 1992 com o RPG em primeira pessoa para PS1, King’s Field. Ele ainda ganhou mais três continuações e teve alguns spin-offs. O principal ponto a se comentar sobre essa franquia é a sua temática medieval sombria, inclusive King’s Field foi uma das fontes de inspiração para criar Demon’s Souls. 

A aventura sombria também serviu como base para criar Shadow Tower em 1998 para PS1, que ganhou uma continuação no PS2 chamada Shadow Tower Abyss, e também para Eternal Ring, lançado para PS2. 

King's Field
King’s Field (PS1)

Nem só de RPGs sombrios vive a desenvolvedora. Eles já trabalharam com jogos mais coloridos e com mais vida. O primeiro foi Evergrace lançado para PS2 em 2000. Ele ganhou uma continuação chamada Forever Kingdom, também lançado para PS2. Lost Kingdoms, lançado em 2002 para GameCube, se destaca pelo seu combate baseado em cartas. Ele até recebeu uma continuação no ano seguinte lançada novamente para o GameCube. 

Evergrace
Evergrace (PS2)

Antes do Souls Like virar moda, o carro-chefe da FromSoftware era a briga de “robozões”. O seu primeiro jogo de mecha foi Armored Core de 1997, lançado para PS1. Ele deu início a principal franquia da desenvolvedora na era pré-souls, inclusive o primeiro trabalho do mestre Miyazaki, o pai do souls like, foi em Armored Core: Last Rave e dirigiu o quarto jogo da franquia e Armored Core: For Answer. Além disso, o seu sucesso com as batalhas de robôs lê deu notoriedade para criar a franquia Another Century’s Episode, que nada mais é que um Super Smash Bros de animes de mecha. 

 Armored Core: Last Rave
Armored Core: Last Rave (PS2)

Pode parecer surpresa para muita gente, mas a FromSoftware já se aventurou criando jogos do gênero survival horror. Sua principal franquia de terror foi Echo Night. O primeiro jogo foi lançado para o PS1 em 1998. A história gira em torno da busca do protagonista, Richard Osmond, e sua jornada para descobrir o que aconteceu no Navio Orfeu. O game ainda recebeu mais duas continuações: Echo Night 2: The Lord of Nightmares (PS1) e Echo Night: Beyond (PS2). 

Lançado em 2004 para o PS2, Kuon foi último survival horor feita pela desenvolvedora. Ele se passa no Japão durante o período Heian e conta a história de três personagens em surto de monstros em uma mansão em Kyoto. 

Echo Night
Echo Night (PS1)

Tenchu é uma franquia muito amada, principalmente pelo público que teve oportunidade de jogar no PS1, mas o que pouca gente sabe é que a FromSoftware comprou a franquia da Activision em 2004. A empresa passou a publicar todos os Tenchu a partir do terceiro jogo. 

Tenchu Z
Tenchu Z (Xbox 360)

O estúdio já se arriscou também fazendo jogos do gênero Hack and Slash. O primeiro foi game de temática feudal e sobrenatural Otogi: Myth of Demons, exclusivo do primeiro Xbox lançado em 2002. Ele ganhou uma continuação chamada Otogi 2: Immortal Warriors. A sua última tentativa de criar jogos desse gênero foi o não muito querido Ninja Blade, lançado dias antes de Demon’s Souls.  

Ninja Blade
Ninja Blade (Xbox 360/ PC)

Se você ficou espantado por saber que a FromSoftware, a rainha do sofrimento moderno, fez algum desses jogos, espero que você não caia para trás ao saber que eles já fizeram um jogo da Hello Kity, um spin off de Monster Hunter e um jogo de Sudoku para Nintendo DS. 

Depois do grande sucesso de Demon’s Souls, a FromSoftware mudou de patamar e passou a ser vista como um dos principais estúdios da atualidade. É difícil imaginar que a responsável por Sekiro e Bloodborne teria feito alguns desses jogos. Seja por uns serem “ruizinhos”, ou por ser de um estilo totalmente diferente do qual alguns fãs estão acostumados. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s