Por Ronald Junior

Na grande indústria dos jogos existem diversas figuras importantes, mas que não são muito de aparecer. Uma delas é o grande mestre dos jogos de luta Takashi Nishiyama. Ele foi responsável por franquias como Street Fighter, Fatal Fury, King of Fighters e ajudou a ressuscitar os jogos de luta na 7ª geração de consoles.

Aqui no Esquilo Biônico mostraremos um pouco da trajetória de uma das pessoas mais importantes, se não a mais importante, para os jogos de luta e que fez história na Capcom e na SNK.

O início de sua carreira

No início, Nishiyama não tinha pretensão de trabalhar com jogos, na verdade ele almejava ser um jornalista, mas tudo mudou quando conseguiu um emprego de meio período na Irem Corporation (atual Irem Software Engineering). Uma empresa fundada por Kenso Tsujimoto, que anos depois fundou a Capcom.

Um certo dia, o jovem Nishiyama entregou um documento conceitual de um game para o seu supervisor, que o elogiou e o recomendou a se dedicar na criação de jogos.

O seu primeiro projeto foi Uniwar S lançado em 1980, criado na mesma placa de arcade do clássico Galaxian da Nanco. O game acabou não fazendo tanto sucesso por não oferecer nenhuma novidade que o diferenciasse dos inúmeros jogos de “navinha” (shoot em up) que existiam no mercado.

Depois do fiasco de Uniwar S, Nishiyama criou Moon Patrol em 1982. Esse foi um dos primeiros jogos a usar a técnica gráfica rolagem parallax, onde a imagem de fundo se move mais devagar dando uma impressão de profundidade. Moon Patrol obteve um grande sucesso, principalmente no ocidente onde foi publicado pela Willians e ganhou portes para os consoles da época.

Em 1984 foi lançado Kung Fu Master (Spartan X no Japão), um dos projetos mais inovadores de sua carreira. Esse game detêm o título de pai dos Beat em up, os famosos briga de rua. Foi ele que criou os alicerces para o surgimento de franquias como Double Dragon e Final Fight.

Seguindo Kenso Tsujimoto, Nhishiyama foi trabalhar na Capcom, e lá seus primeiros projetos foram Section Z de 1985 e Legendary Wings de 1986.

Com o desejo de criar uma continuação espiritual para Kung Fu Master com foco no combate 1 contra 1 e com uma história mais densa, somando forças com seu amigo Hiroshy Matsumoto, ele criou uma das franquias mais tradicionais do mundo dos jogos. Assim nasceu Street Fighter em 30 de agosto de 1987.

O primeiro jogo de Ryu e companhia acabou não fazendo tanto sucesso com o público, porém ele já trazia inovações que até hoje são padrão na franquia, como os botões de soco e chute divididos entre fraco, médio e forte, e os tradicionais golpes especiais. Os únicos personagens jogáveis eram Ryu (player 1) e Ken (player 2). Toda a lista de movimento dos dois eram a mesma.

A inspiração para criar o icônico “Hadouken” veio do canhão de ondas “Hadouho” do anime “Space Batlleship Yamato”. Segundo Nishiyama, o “Shoryuken” e o “Tatsumaki Senpuu Kyaku” são apenas versões exageradas de golpes de Karatê.

Já se perguntou o por que Ryu tem esse nome? O primeiro símbolo chinês usado para soletrar “Takashi” também pode ser pronunciado como “Ryu”.

Ainda na Capcom, Ele trabalhou como produtor do primeiro Mega Man junto de seu amigo Kenji Inafume.

Tempos Gloriosos de SNK

Por conta de divergências criativas, ele partiu para SNK, onde ajudou a criar a placa de arcade Neo Geo MVS. Na época, cada jogo de arcade tinha sua máquina própria, fazendo com que os donos de estabelecimentos tivessem que trocar a máquina para ter um outro jogo.

Tendo isso em mente, Nishiyama deu a ideia das máquinas de arcade funcionarem como consoles de mesa usando cartuchos, tornando o processo de troca de jogos mais simples e barato.

Uma maquina de arcade Neo Geo MVS
Neo Geo MVS

Com total liberdade dentro da SNK, ele decidiu criar uma continuação espiritual de Street Fighter, isso antes do lançamento de Street Fighter II. Assim nasceu Fatal Fury: King of Fighters em 1991, um dos games mais importantes da história da SNK. Na época, algumas pessoas comentavam que Fatal Fury era só uma cópia do jogo de luta da Capcom, mas não sabiam que as duas franquias foram criadas pela mesma pessoa.

Ainda na SNK, Nishiyama trabalhou como produtor de The King of Fighters 94, 97, 98, 99, Metal Slug 3, SNK vs Capcom: The Match of the Millennium e em mais alguns jogos da franquia Fatal Fury.

Um novo começo

Em março de 2000, com a SNK passando por grandes problemas, Nishiyama decidiu se demitir e iniciou sua própria desenvolvedora, a Sekiac, que contava também com alguns ex-funcionários da SNK.

Mais tarde, a Sekiac teve 10% de suas ações compradas pela SEGA. 13% comprado pela Sony Computer Entertainmet e 51% comprado pela Sammy (que mais tarde se fundiu a SEGA). Com isso, a Sekiac trocou de nome para Dimps, que significa “Digital Multi-Platforms”.

A Dimps tem trabalhos com Bandai Nanco, SEGA, e Square Enix. Alguns dos jogos desenvolvidos com essas parcerias foram Sonic Advanced de Game Boy Advanced, Dragon Ball Z Budokai e Xenoverse.

Funcionários da Dimps reunidos
Funcionários da Dimps reunidos

Em um período onde os jogos de luta 2D não causavam mais tanto impacto no mercado, Kenji Inafume teve a ideia de desenvolver um novo Street Fighter. Os executivos da Capcom acreditavam que não tinha como montar uma boa equipe interna para assumir o projeto. Foi aí que Inafume recomendou que o projeto fosse passado para as mãos da Dimps. Os chefões da Capcom abraçaram a ideia e em junho de 2008 foi lançado nos arcades Street Fighter IV.

Depois de 9 anos na geladeira, a franquia mais importante dos jogos de luta retornava, mas dessa vez com seu criador como produtor executivo.

Street Fighter IV foi um sucesso absoluto e acabou sendo o responsável por resgatar o prestigio dos jogos de luta 2D. A Dimps ainda trabalhou em Street Fighter x Tekken, Street Fighter V e Soul Calibur IV.

Sem querer aparecer, Nishiyama fez muito pela indústria dos jogos, em especial aos jogos de luta. Estando envolvido na criação dos principais pilares do gênero e também resgatando seu prestígio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s