Por: Ronald Junior

Com uma história de desenvolvimento cheia de reviravoltas, Sleeping Dogs quase entrou pra lista de jogos anunciados, mas que nunca foram lançados. Felizmente o título da United Front Games que mistura um pouco de GTA com Batman Arkham pode ver a luz do dia.

Tudo começou com um projeto chamado Black Lothus, um jogo de ação que estava sendo desenvolvido pela Treyarch e contaria com Lucy Liu(Atriz conhecida por papéis em As Panteras e Kill Bill) dando vida a protagonista. Pelo envolvimento do estúdio com um novo jogo da franquia Call of Duty, a Activision decidiu passar o projeto para as mãos da United Front Games.

Tempos depois, o desenvolvimento de Black Lothus foi cancelado. Segundo os executivos da Activision, jogos com protagonista femininas não vendiam muito bem. Com o sucesso de GTA IV, a Activision decidiu retomar o projeto como um Sand Box de temática gangster e com um novo protagonista. O projeto mudou de nome e passou a dar continuidade a franquia True Crime, passando a se chamar True Crime: Hong Kong.

Dessa vez parecia que o jogo ia sair, teve trailers e até uma demo, mas o projeto foi cancelado de novo. Segundo os executivos da Activision, o jogo não estava ficando muito bom. Quando tudo parecia estar perdido, a Square Enix comprou o projeto e por não ser dona IP “True Crime “, o projeto teve que ser renomeado. Então em 14 de agosto de 2012, foi Lançado Sleeping Dogs.

Seja bem-vindo a Hong Kong

Sleeping Dogs é um jogo de mundo aberto situado em Hong Kong e conta a história do policial infiltrado Wei Shen, que depois de ser preso em uma operação mal sucedida, acaba reencontrado um amigo de infância na prisão que o convidou para entrar para a sua gangue, assim se infiltrando na tríade Sun On Yee.

Depois de uma série de tutoriais, finalmente somos apresentado a belíssima Hong Kong, que não é tão grande, mas compensa isso oferecendo um mundo vivo e rico em detalhes. O ambiente é cheio de pessoas e você pode ver cada uma delas vivendo suas vidas, como voltando do trabalho, fazendo compras, tomando um refrigerante e falando ao celular. Um detalhe importante é que todos os pedestres falam em cantonês, dando ainda mais charme ao ambiente.

Para se locomover pelas ruas, Sleeping Dogs oferece uma boa variedade de carros e motos. Existem também alguns barcos para locomoção marítima. A jogabilidade com os carros é ótima, o estilo mais arcade emula bem a sensação de ser o “brabão das pistas”. Já as motos, possuem uma jogabilidade dentro do aceitável, mas um detalhe que não posso deixar de comentar é o quão segura elas são. Em um batida de moto é bem difícil ser arremessado. Pode parecer engraçado comentar sobre isso, mas para quem já jogou outros jogos do tipo, isso pode causar um pouco de estranheza, mas não chega a ser um problema, é somente um detalhe.

Imagem de gameplay de Sleeping Dogs

Infelizmente a pilotagem dos barcos não seguem esse mesmo padrão de qualidade. Tentar controlar um barco aqui é uma tarefa difícil e chata, só para fazer uma curva já um total desgosto, agora imagina pilotar em um local estreito? Felizmente, boa parte da gameplay é em terra firme.

Pancadaria apetitosa

O ponto alto de Sleeping Dogs é o seu combate corpo a corpo claramente inspirado no de Batman Arkam. O combate rítmico da um ar coreografado para as lutas que lembra muito as cenas de ação de filmes de Bunce Lee e Jack Chan. Diferente do estilo não letal de Batman, aqui as lutas são brutais e cheias de sangue. Você pode ver as marcas da brutalidade das lutas em Wei e nos inimigos. Você pode utilizar armas brancas como faca, chave de roda e até mesmo um guarda chuva. Para deixar tudo ainda mais selvagem, você pode utilizar o cenário para finalizar os inimigos com extrema violência, como enfiar a cara deles no forno, arremessar em uma bacia de enguias elétricas, empalar e varias outras maneiras no estilo “Stage Fatality” de Mortal Kombat.

O combate armado é bem simples e acessível, não é necessário ser um veterano de guerra para se dar bem nos tiroteios. Para te ajudar no fogo cruzado, você pode usar uma pessoa com escudo humano e um recurso no estilo “bullet time” de Max Pane que é ativado em alguns momentos específicos como sair de um carro em movimento e sair da cobertura atirando.

Wei também possui habilidades de parkour que torna a navegação a pé mais ágil. Ele também pode saltar de carros em movimento para roubar outro. Recurso que te ajuda e muito em momentos de perseguição.

Imagem de gameplay de Sleeping Dogs

Para melhorar Wei é preciso evoluir os atributos Cop: que envolve não causar danos pela cidade e nem machucar civis durante a missão principal ou missões da policia, Triad: que envolve ações violentas contras os inimigos na missão principal e em missões de confronto contra gangues rivais, e Face: que podemos chamar de reputação. Ela envolve favores para outros personagens e vitória em corridas. Existe também estatuas de animais do zodíaco chinês e velas espalhadas pelo mapa. As estatuais te dão golpes novos para aprender com seu mestre e as velas aumentam a vida máxima.

A história de Sleeping Dogs pode não ser original, porem ela te prende e te deixa curioso para ver o seu desenrolar. Infelizmente, na hora de entregar o “gran finale” , a história decepciona com um final morno. Não quero dar spoiler, mas o final fica devendo.

Veredito

Sleeping Dogs é um ótimo jogo de mundo aberto e se destaca pelo seu combate impecável. O mapa pode não ser o maior, porém compensa com riqueza em detalhes. A minha única reclamação fica por conta da história que teve um bom inicio, um ótimo meio e um final fraco. Ainda sim, Sleeping Dogs é um jogo que vale a pena conhecer.

Sleeping Dogs está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s